Minha Historia

Eduardo Braide sempre acredita na força das ideias. Por isso, desde cedo, ele já sabia que era preciso lutar pelo que acreditava. Filho de Antônia Maria e Carlos Braide, Eduardo Salim Braide nasceu em São Luís do Maranhão, no Hospital Português, em 12 de janeiro de 1976.

12 de janeiro de 1976

Na juventude, se dividia entre os estudos e o lazer com a família.
Aos 18 anos, já mostrava sua crença no empreendedorismo e abriu, com o primo Sérgio, uma pequena empresa que produzia embalagens para refeições.
Depois de algum tempo, fechou a empresa para se dedicar a uma nova luta: a Justiça. Cursou Direito na  Universidade Federal do Maranhão, onde se formou em 2000.

18 anos

Eduardo estava feliz com a carreira de advogado. Mas, inquieto, acreditava que podia fazer mais pelas pessoas. Ainda não sabia muito bem como, ou onde, mas sabia que podia fazer mais. Foi então que veio o convite para assumir a presidência da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Isso permitiu a Eduardo dar um passo além no seu sonho. Na Caema, ele realizou concurso público para 1.000 postos de trabalho, substituindo funcionários que antes eram indicados por políticos, às vezes sem qualificação, por pessoas com capacidade e, mais que isso, mérito para a função. Além disso, ainda na Caema, Eduardo criou o Programa Água em Minha Casa, que ajudou a aumentar o IDH das 100 cidades mais pobres do estado. A justiça começava a ganhar mais amplitude e novos significados em sua vida.

2005

Entre 2008 e 2009 assumiu a Secretaria Municipal de Orçamento Participativo. Lá, Eduardo aprendeu que ninguém faz nada sozinho e que é preciso unir as pessoas em torno das ideias. Ajudou a estabelecer parcerias entre a Prefeitura de São Luís e Associações de Moradores para cursos de capacitação e qualificação realizados pelo Sesi/Senai, com o apoio do Banco Mundial (Bird). Esse programa ajudou a mudar a vida de muita gente, especialmente nas áreas mais vulneráveis da cidade.

2008 e 2009

E como a vida de Eduardo sempre foi movida a mudanças, em 2010, logo após ser eleito deputado estadual – numa disputa voto a voto, cheia de emoção -, Eduardo perdeu a mãe para o câncer. Mas ele conseguiu encontrar forças para transformar aquela dor em mais uma luta: ajudar famílias com menos condições a enfrentarem a batalha contra o câncer com mais força e maior possibilidade de vitória. Assim que assumiu o mandato em fevereiro de 2011, seu primeiro projeto de lei foi o de criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Como parlamentar, viabilizou muitos recursos para a compra de equipamentos e manutenção do Hospital Aldenora Bello.

2010 a 2011

Eduardo sempre teve presença forte na família. Em 2010, ele tomou outra importante decisão. Casou-se com a médica Graziela, sua namorada desde 2006. Aí vieram a filha Maria Antônia, de 9 anos, e os gêmeos Luís Eduardo e Manuela, de 7 anos. A família ficou maior e o desejo e a vocação de Eduardo Braide para cuidar das pessoas só aumentaram, também.

2010

Ele se reelegeu deputado estadual em 2014. E fiel ao seu propósito de lutar pelo que acredita, quis dar um passo além no caminho de cuidar mais e melhor da sua gente. Se candidatou a prefeito de São Luís e, com uma votação surpreendente, chegou ao segundo turno do pleito em 2016.

2014

O aprendizado deu mais conhecimento e força para que, em 2018, Eduardo se elegesse deputado federal. Uma votação que lhe credita como o deputado mais bem votado da história de São Luís.

Outubro 2018

A amada São Luís teria que dividi-lo com Brasília. E a família, tão apaixonada pela cidade, também. Não foi uma decisão fácil para um pai tão próximo e companheiro dos filhos e da esposa. Mas ele sabia que, em Brasília, poderia fazer mais pela sua cidade e por sua gente. Como deputado federal, já destinou diversos recursos para São Luís, especialmente nas áreas da Saúde, da Educação e para o combate à COVID. Projetos importantes que fazem
muita a diferença na vida dos moradores da cidade.

2019

E o sonho de cuidar mais da sua São Luís e da sua gente, só aumentou. A vontade de fazer mais é grande. Eduardo, agora, entra numa nova disputa pela Prefeitura da cidade. Ainda mais preparado, mais experiente, mais maduro. Pronto pra fazer de São Luís uma cidade muito melhor.

2020

Skip to content